João Leite explica o sucesso do Estrelas Susanenses: “O compromisso tem feito de mim um privilegiado”


O Estrelas Susanenses alcançou uma série de 10 vitórias consecutivas na Liga TRUST, ao derrotar o Miramar Império por 2-1 na última jornada, surgindo a dois pontos do Aves, que lidera o campeonato, mas com menos um jogo que, em caso de vitória, ainda poderá permitir ao emblema de Valongo saltar para a frente do campeonato. “Os primeiros responsáveis são o presidente, José Oliveira, e o diretor desportivo, o Pinto, que fizeram um trabalho excecional, com um grupo de jogadores muito comprometidos, trabalhador e humilde, de muita qualidade e isso tem feito de mim um treinador privilegiado, porque posso contar com um grupo de atletas, que gosta do futsal e de treinar para evoluir e isso é muito importante, porque é sinal que estão a focados e nos ouvem com atenção”, explicou João Leite, treinador do Estrelas, que não escondeu que o grande objetivo do clube passa por subir à III Divisão.

Mas até lá, todos no Estrelas Susanenses mantêm os pés bem assentes no chão, “porque a Liga TRUST tem equipas com imensa qualidade e não somos só nós que trabalhamos para subir”, argumentou o treinador que, apesar do rendimento excecional da equipa sabe reconhecer o valor da concorrência. “Claro que estamos satisfeitos por ver esta equipa render a este nível, mas não me custa reconhecer que tivemos uma pontinha de sorte aqui e ali, o que também faz parte, porque os outros também trabalham para ganhar”, insistiu João Leite. “Para já vamos pensando na base do jogo a jogo. Mas o que mais valorizo na minha equipa é, sem dúvida, o compromisso dos meus jogadores. Tenho um plantel que me obriga a ser o mais justo possível, porque são todos muito competitivos e tenho de respeitar o trabalho deles, apesar de me custar bastante deixar alguém de fora”, partilhou ainda.

Até à luta pela subida há esta primeira fase e depois o play-off, que é preciso assegurar, “mas eles têm qualidade para entender os momentos do jogo e alguns pormenores que depois fazem a diferença. Tento passar a minha experiência nos treinos e nos jogos”, acrescentou o treinador, antigo jogador internacional e com vários títulos no currículo. “O meu objetivo é ajudar a que melhorem e corrijam aquilo que fazem menos bem, ou alguns vícios que possam ter, mas eles têm dado uma resposta muito positiva”, apontou.

Como já se disse, subir é o objetivo do Estrelas Susanenses e João Leite puxou a fita atrás para falar de um assunto que cedo foi tema, até pelo vicio de ganhar que o treinador não escondeu e que os títulos conquistados na carreira do antigo internacional – 27 jogos pela seleção de Portugal e 10 golos – comprovam: “Antes de assumir funções conversei com a direção para perceber para onde vamos, porque sempre me habituei a trabalhar com objetivos e concordamos que a subida seria a meta. Vamos trabalhar para isso sem meias palavras”, assumiu. “Mas até começamos mal, com duas derrotas [Desportivo da Ordem (4-3) e Retorta (5-1)], por razões que acabamos por corrigir nas semanas seguintes e que nos levaram a endireitar a trajetória. Com os treinos e a dedicação dos jogadores que gostam de aprender e pôr em prática aquilo que trabalhamos todos têm mostrado uma grande evolução. A Liga Trust tem sido muito competitiva, com adversários que também são muito bons e nos dificultam a vida a cada jogo, mas a maior parte do mérito vai para os meus jogadores, que têm feito um trabalho excecional, sem dúvida”, rematou João Leite.