José Oliveira: “Criamos um monstro e é preciso dar-lhe de comer!”


As meias-finas da Taça AF Porto decorrem a partir desta quarta-feira (19/04). Restando apenas quatro equipas, a luta por uma vaga na edição de 2023/24 na Taça de Portugal fica cada vez mais acesa. E uma das mãos será entre o Vila Caíz, de Amarante, e o Oliveiro do Douro, de Vila Nova de Gaia.

José Oliveira, treinador dos alvirrubros, não esconde o empenho da sua equipa em tentar conquistar o troféu pela segunda temporada consecutiva e escrever mais um capítulo inédito na história. O emblema gaiense é o último obstáculo para chegar à final, mas a temporada já é muito positiva para o timoneiro.

Como detentores do título, houve ainda mais empenho do Vila Caíz nesta edição da taça AF Porto?

"Desde o início da época que queríamos defender este título inédito que tínhamos conquistado. Sabíamos que ia ser difícil, até porque me parece que nunca ninguém o conquistou duas vezes consecutivas. Mas temos muita ambição. O sorteio já foi bom e mau em certas eliminatórias e voltou a complicar-se nestas meias-finais."

O Vila Caíz tem estado nos grandes momentos, nas últimas temporadas, sente mais responsabilidades?

"A responsabilidade é boa, é da equipa técnica, os jogadores só têm de sentir prazer no que fazem, sentirem-se orgulhosos por aquilo que têm feito, independentemente de irmos à final, porque fizeram uma época brilhante. Nós estamos aqui para dar o corpo às balas. Costumo dizer que criamos um monstro e é que preciso dar-lhe de comer. Estamos nas meias-finais pela segunda vez consecutiva, mas não podemos viver do passado."

O Vila Caiz é mais uma equipa de taça, de jogos a eliminar, ou não?

Há ano e meio para cá, o Vila Caiz tem sido olhado de forma diferente, para melhor. Era uma equipa que lutava para não descer. Este ano conseguimos fazer uma época tranquila. À segunda jornada da segunda volta tínhamos a manutenção garantida e quisemos tentar andar o mais tempo possível a morder os calcanhares aos da frente. Mas a partir do momento em que temos possibilidades na taça, olhamos com mais vontade ainda para esta prova e temos feito a gestão da melhor maneira possível para estarmos bem nesta competição."

Garantir a manutenção mais cedo levou a uma maior concentração na taça?

"Foi claramente isso. A nossa prioridade era a manutenção e a partir daí olhamos para a taça com mais serenidade. O plantel não é grande, mas todos contam, todos já foram titulares mais do que uma vez. Uma vez que vamos ter jogos muito uns em cima dos outros, com jogos do campeonato e da taça separados por três ou quatro dias, vamos ter um desgaste muito grande, mas é sinal de que estamos em todos as frentes e digo isso com orgulho."

O que espera deste Oliveira do Douro?

"Uma equipa como o Oliveira do Douro, que perde uma vez em 30 jogos, tem de ter um potencial muito grande, portanto, as dificuldades vão ter muitas. Mas os meus jogadores tudo têm feito para dignificar e projetar o clube. As oportunidades são criadas por nós, não acontecem por acaso, temos de tentar aproveitar esta grande oportunidade que temos de chegar à final."

O primeiro embate das duas equipas acontece no dia 19/04, às 21h, no Campo de Vila Caíz. A segunda mão acontecerá no dia 25/04, no Estádio do Oliveira do Douro.