Pedro Fonseca: “Vontade grande de marcar presença na final”


As meias-finas da Taça AF Porto decorrem a partir desta quarta-feira (19/04). Restando apenas quatro equipas, a luta por uma vaga na edição de 2023/24 na Taça de Portugal fica cada vez mais acesa. E uma das mãos será entre o FC Foz, do Porto, e o Pedrouços, da Maia.

Pedro Fonseca, treinador do Foz, não disfarça uma certa cautela na abordagem ao jogo com os maiatos e avisa para o risco de se olhar para o adversário como uma equipa que luta pela permanência. Com as coisas mais do que resolvidas no campeonato, o treinador aproveitou para reforçar a ideia de que a boa campanha da taça não retira a consciência de que podiam ter feito melhor no campeonato.

Como encaram estas meias-finais?

"Todas as quatro equipas desta fase têm ambições legítimas. O FC Foz também as terá. Não podemos olhar para o Pedrouços como uma equipa que está a lutar pela permanência. Não podemos ter este tipo de perspetiva, mas como uma equipa que está numa meia-final e que quer chegar à final, por isso temos de olhar para estes jogos como o máximo de responsabilidade e com uma vontade muito grande de querer marcar presença na final."

Será perigoso abordá-los como equipa que luta pela permanência?

"Claro, nem podemos olhar para isso pela perspetiva da classificação do campeonato. Eles também chegaram até aqui eliminando o Rio Tinto, fora. Ir lá ganhar a eliminatória diz alguma coisa e isso tem de servir logo de primeiro aviso. A taça é uma competição à parte, em que o Pedrouços está bem, tem conseguido bons resultados. Para chegarmos à final, não podemos pôr a carroça à frente dos bois, mas focarmo-nos nos dois jogos que sabemos serão exigentes. Não vai ficar nada resolvido no primeiro jogo, mas temos de estar preparados para dar uma resposta, para nos superar e estar no limite das nossas capacidades para seguir em frente. O Pedrouços é uma equipa que se foi reformulando ao longo da época, que tem vindo a somar mais pontos na segunda volta e que está a ter resultados mais equilibrados. têm vindo a crescer e apesar das dificuldades têm vindo a apresentar mais capacidade de resposta."

A taça é uma forma de fazer desta uma época positiva?

"Não olhamos para a taça como forma de salvar seja o que for. O FC Foz nunca esteve nesta fase, não é fácil chegar aqui, são muitas equipas, ultrapassamos muitos patamares e aqui chegados queremos dar mais um passo para chegar à final. Mas não olhamos para isto como uma forma de salvar a época, porque seria estarmos a enganar-nos. Não conseguimos a regularidade que desejávamos no campeonato e não é por estarmos agora na meia-final da taça que vamos achar que a época foi boa. Não olhamos para as coisas assim, mas com a consciência do que fizemos bem e do que fizemos mal e na taça temos estado bem."

Se chegar à final já terão feito história e se ganharem melhor ainda. Não será uma época negativa…

"Se o conseguirmos será um marco positivo na história do clube e na época. Mas no campeonato temos consciência do nosso papel. Não nos salva a época. Claro que se ganharmos, e mesmo chegando à final, já será positivo. Mas sabemos separar as coisas, porque não nos tira a consciência de que podíamos ter feito um pouco melhor no campeonato."

O primeiro embate das duas equipas acontece no dia 19/04, às 21h, no Complexo Municipal de Pedrouços. A segunda mão acontecerá no dia 25/04, no Estádio Inatel, em Ramalde.