Leça e Coimbrões cavam fosso na frente – Aliança cada vez mais só e Alpendorada em recuperação


A derrota do FC Maia Lidador no terreno do FC Avintes, por 3-2, permitiu ao Leça FC e ao SC Coimbrões dilatarem a vantagem na liderança da Série 1. Ao vencerem o SC Rio Tinto (2-0), os leceiros consolidaram o primeiro lugar e beneficiam de dez pontos de vantagem sobre o Padroense, agora terceiro classificado. O emblema de Silva Matos venceu o SC Canidelo (2-0) num dos maiores dérbis de Vila Nova de Gaia e também aumentou para cinco os pontos que o separam do terceiro lugar.

Num jogo que se previa equilibrado, dois golos de Mateus Costa (28’ e 39’) ainda conseguiram adiar a derrota do Maia Lidador, mas foi com uma grande penalidade de Daniel Carneiro (56’), que o FC Avintes selou os três pontos. Mas se os maiatos caíram para o quarto lugar, para o FC Avintes, esta vitória foi o confirmar de uma fase de recuperação, depois de terem vencido o Padroense há duas semanas.

A vitória do Padroense na receção ao Folgosa da Maia (2-1), que deixa agora o emblema do Padrão da Légua no terceiro posto, colocou um ponto final numa série de cinco jornadas sem vencer (quatro derrotas e um empate), mas foi preciso sofrer, porque os maiatos colocaram-se em vantagem com um golo de Lucas Duarte (18’). Rodrigo Silva (34’) e Micael Cardo (45’) responderam com golos ainda antes do intervalo e garantiram os três pontos.

O Candal recebeu e goleou o FC Infesta (5-2) e a entrada em jogo do emblema de São Mamede não podia ter sido mais difícil, porque aos 25 minutos perdia por 4-0, com golos de Bruno Teixeira (6’), Janot Sop (15’), Branquinho (19’), Murilo Couceiro (25’). O Infesta ainda reduziu antes do intervalo graças a uma grande penalidade convertida por Carlos Lourenço (42’). Na segunda parte, Emanuel Santos ainda fez o segundo (58’), mas Branquinho (82’) bisou e fechou o resultado.

Nesta ronda destaque ainda para a vitória do Varzim B em casa do FC Foz (0-1), dos Dragões Sandinenses contra o Vila FC (2-1) e do FC Pedras Rubras contra o Gondomar SC B (2-1).

Na Série 2, ninguém trava o Aliança de Gandra, que venceu o segundo classificado, o FC Vilarinho, por 3-0, reforçando a liderança e alargando para 12 os pontos de vantagem em relação ao seu adversário direto. A equipa de Marcos Nunes reforçou um percurso impressionante esta época, continua sem perder à 20ª jornada (17 vitórias e três empates) e soma 46 golos marcados e 13 sofridos (melhor ataque e melhor defesa).

No terceiro lugar surge o Alpendorada (37), que foi a Lordelo derrotar o Aliados (0-2) com um golo madrugador de André Alexandre (1’) e Eduardo Costa (50’). O emblema do Marco de Canaveses conquistou sete pontos em nove possíveis nos três últimos jogos e agora, a diferença para o Vilarinho é de cinco pontos.

Sensacional continua a ser o Lixa, que desta vez goleou o Ermesinde SC 1936 por 5-1. Os visitantes não perdiam há cinco jornadas, caíram do terceiro para o quinto lugar e somam os mesmos 36 pontos que o São Martinho, que empatou com o Sousense (0-0).

O Vila Caiz venceu o Valonguense (2-1), num jogo que se resolveu no quarto de hora final. Camara (74’) colocou a equipa da casa em vantagem, Hugo Silva (84’) voltou a empatar e Diogo Pinto, a um minuto dos 90 fez o golo da vitória do Vila Caiz.

Entre equipas da segunda metade da classificação, o Águia de Eiriz derrotou o Citânia de Sanfins (3-1), infligindo a sexta derrota consecutiva ao emblema visitante. Nesta ronda destaque ainda para a vitória do Lousada (1-0) frente ao Sobrado e para o empate do Barrosas na deslocação ao São Lourenço do Douro (0-0).