Diplomas e placas da certificação entregues a 185 entidades


A Associação de Futebol do Porto procedeu à entrega dos diplomas e placas de certificação referentes à época 2022/23, a 185 dos seus clubes filiados, numa cerimónia que decorreu no auditório da Faculdade de Engenharia do Porto. José Manuel Neves, presidente da AFP começou por enaltecer o esforço de todos os clubes filiados, sublinhando um crescimento de mais 31 clubes certificados, em relação à época anterior. “Estas placas significam mérito, trabalho e dedicação. Temos hoje 185 clubes certificados, mas somos 450. Sabemos que nem todos têm condições para serem certificados, mas daqui a dois anos queremos ter pelo menos 285 clubes certificados”, apontou.

Perante um auditório cheio, onde marcaram presença várias personalidades, com destaque para Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, e vários vereadores do desporto das autarquias dos 18 concelhos do distrito do Porto, o presidente da AFP fez um agradecimento público a Fernando Gomes pelo empenho na ajuda à maior associação de futebol do país, lembrando o papel fundamental das autarquias e o caminho que a própria associação quer percorrer, no sentido de também ela passar a ser uma entidade certificada. “Quero deixar ainda um agradecimento às autarquias, que são responsáveis por 80 por cento das instalações que disponibilizam aos clubes, financiam as inscrições dos atletas e pagam os seus seguros, pelo que é inteiramente justo lembrar aqui o papel fundamental que têm tido”, rematou.

Fernando Gomes tomou a palavra de seguida para assinalar mais uma cerimónia da AFP, “que atesta da vitalidade a que esta associação já nos habituou e que a tem levado a crescer de ano para ano”, frisou, apontando, neste caso, um crescimento de 100 clubes, em relação a 21/22 e o facto de estar muito perto de alcançar os 42 mil atletas filiados. “A Associação de Futebol do Porto representa hoje cerca de 20 por cento das entidades certificadas ao nível dos clubes nacionais, pelo que é justo que o seu trabalho seja destacado”, acrescentou ainda, sublinhando que a certificação, “é um processo que atesta da qualidade que imprimimos à nossa formação”, e que em cinco anos, a Federação Portuguesa de Futebol recebeu os processos de certificação de cerca de 90 por cento dos clubes a nível nacional.

PODES VER AS FOTOGRAFIAS DO EVENTO E FAZER O DOWNLOAD NESTE LINK