Maia Lidador cresce no retrovisor do Coimbrões – Alpendorada encosta no Vilarinho


A luta pelo segundo lugar da Série 1 da Divisão de Elite está mais aberta do que nunca depois da vitória do FC Maia Lidador (2-0) na receção ao Coimbrões. O clube de Vila Nova de Gaia manteve o segundo posto, mas agora só com um ponto de vantagem sobre o seu rival direto. A vitória dos maiatos começou a desenhar-se cedo, com um golo de Samu (8’). O Coimbrões, pouco inspirado, ainda procurou recuperar, mas foram os da casa que acabaram por “matar” o jogo com um golo de Mateus (89’).

Este resultado acabou por beneficiar o Leça FC, que venceu no Canidelo 3-4, num duelo espetacular que teve seis golos só nos primeiros 45 minutos e terminou com as duas equipas empatadas a três golos ante do descando. Na segunda parte, Rúben Carvalho bisou (61’) e estabeleceu o resultado final. Os leceiros contam agora nove pontos de avanço sobre o Coimbrões.

Nesta 23ª jornada destaque para a vitória do Varzim B, em casa, contra o Candal (3-1), que leva os varzinistas para a quarta jornada consecutiva a vencer. O bom momento do Varzim B será testado já no próximo domingo com uma deslocação ao terreno do Leça.

Ainda nesta ronda, a vitória do FC Foz sobre o Pedras Rubras é de assinalar, uma vez que os fozeiros ainda só tinham vencido uma vez em 2024. Desta vez, Vítor Andrade abriu o marcador (24’), o Pedras Rubras empatou por Telmo Silva (55’), mas Zé Pedro (81’) fez o golo da vitória, que mantém a equipa de Pedro Fonseca na luta pela manutenção.

Rio Tinto e Padroense derrotaram o Avintes (2-0) e o Gondomar SC B (1-2), respetivamente. O Folgosa da Maia impôs-se ao Vila FC (2-1) e os Dragões Sandinenses foram vencer a São Mamede de Infesta (1-3).

Na Série 2, o dérbi paredense fechou com o Aliança de Gandra a empatar em casa com o Aliados de Lordelo (1-1). Cunha adiantou a equipa da casa (15’) e seis minutos depois Vítor fez o empate para o Aliados. Aproveitou o Vilarinho, que derrotou fora de casa o Vila Caiz (0-2) depois das três derrotas consecutivas sofridas em janeiro.

Em franca recuperação está o FC Alpendorada, que goleou o Sobrado (5-1) e somou a quinta vitória consecutiva e ainda não perdeu este ano para o campeonato. Mario Correia fez um hat-trick (34’, 54’ e 69’) na resposta ao golo do Sobrado de Daniel Miranda (23’). Fábio (36’) e Alex (49’) fizeram os restantes, mantendo a equipa na luta pelo segundo lugar, a dois pontos do Vilarinho.

Nesta ronda, entre o quarto e o nono classificado ninguém venceu. O São Martinho empatou em casa do Valonguense (0-0). Depois de um surpreende afastamento da Taça AF Porto, o Ermesinde voltou a perder, em casa, com o São Lourenço do Douro (1-2). A equipa de Vítor Leal sofreu a segunda derrota consecutiva e está agora a nove pontos do segundo lugar.

O Lousada perdeu no terreno do Sousense (3-1) e o Barrosas derrotou o Águias de Eiriz por 2-0, alcançando a segunda vitória consecutiva (terceira da época). O Lixa também não evitou a derrota no Citânia de Sanfins (2-1). Xicão (51’) fez o primeiro para os da casa de penálti e Cleiton (57’) ainda empatou para o Lixa, mas Samuel (81’) fez o golo da vitória.