Marco 09 regressa à liderança na Série 2, Maia Lidador recupera segundo lugar


A última jornada da primeira volta da Série 1 voltou a mexer entre as equipas da frente e o Oliveira do Douro, que já liderava, foi mesmo uma das equipas que mais partido tirou desta ronda ao vencer fora o SC Coimbrões por 0-1. Um golo de Filipe Mota, obtido nos minutos iniciais (12’), foi o suficiente para garantir os três pontos. Ainda que o Coimbrões nunca tenha deixado de lutar neste duelo entre líderes, a derrota atirou a equipa para o terceiro lugar, agora a sete pontos de distância do Oliveira do Douro. Nesta jornada, destaque para o FC Maia Lidador, que foi a Pedrouços vencer pela margem mínima (1-0) e aproveitou o embate entre os dois emblemas de Vila Nova de Gaia para recuperar o segundo lugar da Série 1, ficando a cinco pontos do líder.

Num dos grandes jogos desta 15ª jornada, Candal e Padroense não foram capazes de desatar o 0-0 e dividiram os pontos. Com este resultado, o emblema do Padrão da Légua falhou o assalto ao terceiro lugar. Mais abaixo, o Canidelo avançou para a impressionante marca de sete vitórias consecutivas (os gaienses ganharam todos os jogos disputados desde o dia 30 de outubro) e já aparecem no quinto posto - desta vez a vítima foi o Varzim B (0-2).

Mais abaixo ainda o SC Rio Tinto venceu na Maia, o Folgosa, por 1-0 e isolou-se no sétimo lugar da classificação. Num jogo de emoções fortes, o FC Foz foi a Avintes arrancar um empate, mas esteve à beira de trazer os três pontos, não fosse um golo da equipa da casa obtido já em período de descontos.

No fundo da tabela tudo na mesma, apesar do empate do SC Arcozelo em casa com o FC Pedras Rubras (1-1), que permitiu manter distâncias para os lugares abaixo da linha de água.

 

Na Série 2 da Divisão de Elite, o Marco 09 está de regresso à liderança do campeonato ao vencer em São Lourenço do Douro por 3-0 e beneficiar do empate, em casa, no dérbi paredense entre o Aliados de Lordelo e o Aliança de Gandra (2-2). Com estes resultados, inverteram-se posições entre Marco e Aliados e um ponto separa as duas equipas.

Numa jornada marcada pelos empates – cinco empates em sete jogos disputados – o Gondomar SC B não conseguiu somar os três pontos na deslocação a Lousada (1-1). Ainda assim, somou o seu 13º jogo sem perder. Desde a única derrota da equipa em Lordelo (2ª jornada), contam-se oito vitórias e cinco empates, o que vale o terceiro lugar na classificação, a três ponto do segundo.

Em grande continua a UD Sousense, que se deslocou a Valongo para impor uma goleada (1-6) à equipa da casa e consolidou o quinto lugar, a um ponto do Vila Caiz, que não poderá descuidar-se muito. Aliás, o emblema do Amarante recebeu o Freamunde e empatou (1-1), antes de voltar a abrir as portas do seu estádio já em 2023 para receber o Aliança de Gandra.

No fundo da tabela, a derrota do Valonguense devolveu a equipa ao último lugar, depois do Aparecida ter empatado, em casa, com o Barrosas (2-2). Por último, o dérbi de Valongo, entre Sobrado e Ermesinde, resultou num empate a dois golos. Para os visitantes este foi o nono jogo consecutivo sem perder, que vem confirmar a grande recuperação encetada à 9ª Jornada, que tirou o Ermesinde do fundo da tabela. Para o Sobrado, este foi um ponto importante, que não chega para tirar a equipa da crise, mas que a mantém a cinco pontos da linha de água. O Sobrado não vence há nove jornadas (quatro empates e cinco derrotas) e a última vitória para o campeonato – contra o Valonguense (4-1) – data já de 16 de outubro.

O Campeonato da Divisão de Elite regressa agora a 8 de janeiro.