Motivação máxima para encontrar o campeão


Os treinadores das oito equipas apuradas para a fase de apuramento do campeão da Divisão de Elite de futsal apontam qualidade suficiente para que os amantes da modalidade tenham aqui motivos de sobra para assistir a jogos de bom nível. A motivação do apuramento promete ainda gerar adrenalina suficiente para baralhar as apostas quanto aos favoritos à subida e são poucos os que arriscam apontar um único candidato.

Importante, nesta fase, será ainda a experiência e a capacidade que as equipas terão de conjugar qualidade técnica e tática com força mental e física, para ultrapassar obstáculos e transcenderem-se em competição. Com estes ingredientes, a fase que irá decidir o campeão que arranca este fim de semana promete grandes espetáculos.

Para abrir o “apetite”, ouvimos a opinião dos oito treinadores das equipas apuradas às seguintes questões:

1 – Como vê a sua equipa chegar a esta fase decisiva?

2 – Quais são os principais favoritos que aponta e porquê?

3 – O que é que pode fazer a diferença nesta fase decisiva?

 

Carlos Antunes - Treinador do ND Bom Pastor

“Além da minha equipa, um dos fortes candidatos é o Desportivo da Ordem”

1 – Somos fortes candidatos a subir, apesar de termos ficado em terceiro na nossa série. Mas a experiência diz-me que temos argumentos para isso.

2 – Além da minha equipa, um dos fortes candidatos é o Desportivo da Ordem, porque tem um bom coletivo e em casa são muito fortes, geralmente. É complicado ganhar-lhes em casa, até pelo ambiente. O pavilhão está sempre cheio, mas é uma equipa muito boa, com muita qualidade técnica.

3 – A arbitragem, porque em jogos mais complicados torna-se difícil de gerir. O Bom Pastor tem um histórico de maus exemplos, mas estamos a mudar essa imagem e queremos contribuir para o melhor. Mas a arbitragem terá de ser mais forte e saber impor-se.

 

Paulo Correia - Treinador DO GDC Cohaemato

“Quem gosta de futsal vai ter aqui jogos muito bons”

1 – Chegamos com um estado de espírito muito bom, porque tivemos uma segunda volta muito interessante e acreditamos que vamos bater-nos ao mesmo nível com os melhores. Apesar de esperar um campeonato muito competitivo, pelo que já vi das outras equipas. Quem gosta de futsal vai ter aqui jogos muito bons.

2 – Todas são favoritas, sinceramente. A maioria já as vi ao vivo, outras em vídeo, pelo que não aponto favoritos. O nosso objetivo é tentar subir, por isso queremos passar esta fase, mas a verdade é que qualquer equipa pode passar, pela qualidade que vi em todas.

3 – Decisivo, essencialmente só vejo as lesões e o Covid, se não houver nem uma coisa, nem outra, estará tudo mais equilibrado. Depois, vejo a experiência como um fator importante, mas acredito mais nas lesões e no Covid, como fatores decisivos, que podem condicionar as opções. Já nos aconteceu durante a época e não foi fácil.

 

Pedro Sousa – Treinador do JDM Meinedo

“A nossa ambição é conseguir integrar o lote das quatro melhores equipas da Elite”

1 – A nossa equipa está a passar por algumas dificuldades, tínhamos a consciência que o plantel não era muito extenso, quando o formamos, e para além disso, a pandemia também tem vindo a condicionar. A tudo isso somam-se ainda algumas lesões, que também não ajudam. Mas podem ter a certeza de que daremos uma resposta competente e à altura com os jogadores que estiverem disponíveis. Sabemos que vamos defrontar adversários de grande qualidade, mas podem contar connosco, com o nosso ADN e a nossa identidade em qualquer pavilhão.

2 – A nossa ambição é conseguir integrar o lote das quatro melhores equipas da Divisão de Elite. Mas o grande candidato é o Desportivo da Ordem, por tudo aquilo que representa no futsal distrital do Porto e por aquilo que tem feito nos últimos anos. No ano passado estiveram muito perto de regressar aos campeonatos nacionais. Há todo um trabalho anterior, uma equipa que se reforçou bem e uma treinadora que conhece muito bem os jogadores e que tem mostrado qualidade e competência. A nossa equipa ficou em segundos na mesma série, pelo que conheço muito bem o Desportivo da Ordem.

3 – A competência, como sempre. Não me escondo com desculpas, ou situações que têm a ver connosco, independentemente do que está do outro lado e que não controlamos. Mas tem sempre muito a ver com a forma como nos preparamos e acreditamos nas ideias que depois tentamos transportar para o jogo. Mas ser competentes nos aspetos mental e físico, para além dos aspetos técnicos e táticos, também será muito importante.

 

Ricardo Santos - Treinador do GD Cem Paus

“Será importante ganhar em casa e depois tentar roubar pontos fora”

1 – Estamos muito motivados e vamos com o sentimento de dever cumprido, porque nos apuramos nos quatro primeiros, que era o nosso grande objetivo. Lideramos o campeonato muito tempo e só fomos ultrapassados pela Cohaemato na reta final, mas agora que estamos apurados vamos encarar esta fase jogo a jogo. A ambição é grande, temos consciência do desafio que temos pela frente e vamos tentar chegar ao mais longe possível.

2 – Favoritos são todos, para mim não há outra resposta, porque é uma prova curta, e pelo que conheço das equipas da nossa série, qualquer uma tem qualidade e competência para seguir em frente. Da outra série também vejo condições e qualidade para fazer o mesmo. Partimos todos em igualdade de circunstâncias. O primeiro jogo será muito importante, numa competição que faz lembrar a fase de grupos da Champions – salvaguardadas as devidas distâncias – em que será importante ganhar em casa e depois tentar roubar pontos fora.

3 – O fator mais decisivo será a qualidade técnica dos jogadores e dos treinadores. Além disso, a experiência de algumas equipas, que estão habituadas a competir noutros patamares também poderá ser importante.

 

Ana Leal - Treinadora do Desportivo da Ordem

“A consistência das equipas e a frieza podem ser decisivas”

1 – Chegamos bem, já estivemos melhor, até porque temos algumas lesões e um dos nossos jogadores mais influentes, o Daniel Dias, com uma lesão mais grave. Mas estamos muito motivados, a primeira fase correu bem, sofremos apenas duas derrotas. Contra as equipas mais fortes conseguimos sempre bons resultados. Sabemos que esta faz é extremamente difícil, mas estamos conscientes do nosso trabalho, temos ido ao detalhe e estamos preparados.

2 – Não tive muito tempo de ver as equipas da outra série, confesso, mas para estarem lá é porque são boas, porque nenhuma série era fácil. Na minha série qualquer equipa pode chegar longe. Mas a que mais aprecio é o Miramar. Gosto da forma de jogar da equipa, identifico-me bastante com o estilo que praticam. Depois, o Meinedo, também é muito forte, joga com muita garra.

3 – A consistência das equipas e a frieza podem ser decisivas. A minha equipa tem um problema, em relação às outras, porque tenho apenas dois jogadores mais experientes, o resto tem uma média de 20 a 21 anos. Mas a experiência conta muito e quem conseguir estar mais tempo bem vai chegar mais longe. Embora juventude traga irreverência e luta até ao último lance. Mas a experiência vai contar muito e há muitos jogadores experientes na concorrência.

 

José Magalhães - Treinador do GDR Retorta

“Vejo equipas muito equilibradas,

todas com argumentos para estar nesta fase”

1 – Veja a minha equipa motivada. Trabalhamos ao longo da época para atingir estes quatro lugares, apesar de algumas circunstâncias que conseguimos ultrapassar. Era o nosso primeiro objetivo e cumprimos.

2 – Não haverá um favorito declarado, porque vejo equipas muito equilibradas, todas com argumentos para estar nesta fase e com capacidade para disputar todos os jogos. Talvez a Ordem e o Leça, equipas que trabalham com o mesmo grupo há algum tempo tenham alguma vantagem. Talvez, ainda, o Meinedo, pela experiência, por fazerem um trabalho consistente. Mas no geral todas vão ter hipóteses, não aponto ninguém em particular.

3 – Conseguir angariar o máximo de pontos em casas será importante e depois tentar ganhar vantagem fora para gerir. Mas passando duas equipas, ganhar em casa é fundamental.

 

 

Nuno Vaz – Treinador da Associação Miramar Império

“Decisivo, nesta fase, será a forma

como cada equipa for capaz de encarar os jogos”

1 – Para a minha equipa chegar até aqui foi natural, pela qualidade que tem. Além disso, foi o cumprir de um objetivo que tínhamos, que era a manutenção.

2 – A Ordem parece-me o grande favorito, pela qualidade individual e coletiva que têm. É uma equipa extremamente bem trabalhada e foi muito regular, na série mais competitiva das duas.

3 – Decisivo, nesta fase, será a forma como cada equipa for capaz de encarar os jogos. A maior parte já se dá como satisfeita por ter garantido a manutenção com este apuramento, mas quem for capaz de encarar isto de forma mais séria vai chegar mais longe.

 

Tiago Miranda – Treinador Leça FC

“Nenhum jogo será um dado adquirido para ninguém”

1 – Chegamos aqui com a sensação de que estamos a meio caminho dos nossos objetivos, porque queremos chegar à luta pela subida. Este é o quarto ano do nosso trabalho e em quatro anos só uma vez não chegamos à fase de subida. Portanto, estamos muito motivados, com muitas expectativas, mas conscientes da qualidade das equipas que vamos ter pela frente.

2 – Do meu ponto de vista, a nossa série foi a mais forte desta fase. Depois, há uma equipa que está à frente das outras, que será a Ordem. Foram os melhores da primeira fase. Mas não ficaria surpreendido se qualquer outra equipa chegasse à final, porque têm todas muita qualidade.

3 – Espero que o Covid não pese nesta fase. Nos jogos, sendo eles equilibrados, será uma questão de concentração, porque qualidade haverá de parte a parte. Nenhum jogo será um dado adquirido para ninguém. Mas a forma como cada equipa se apresentar mental, técnica e taticamente e a forma como cada equipa fora capaz de fazer vingar as suas ideias nos jogos, fará a diferença.