Um dia de partilha “muito enriquecedor”


Depois de um primeiro encontro em Braga, onde tinha ficado certa a retoma da Copa Gallaecia, a Associação de Futebol do Porto assumiu o papel de anfitriã e recebeu na tarde desta sexta-feira as comitivas das suas congéneres portuguesas de Vila Real, Viana do Castelo, Bragança e Braga assim como a Real Federación Galega de Fútbol. Neste dia destinado à aproximação entre as entidades, cada uma das associações se fez acompanhar por equipas multidisciplinares, que durante a jornada partilharam as diferentes realidades, problemas e soluções. Cada comitiva deslocou-se ao Porto com os respetivos presidentes de direção, elementos dos conselhos de arbitragem e coordenadores técnicos.

Três salas, três grupos de trabalho distintos

 

Foi essencialmente durante a manhã que os diferentes grupos de trabalho se dividiram e discutiram os problemas específicos, ora diretivos, ora de competições, ora de arbitragem. Durante cerca de três horas, foram colocadas em cima da mesa questões relativas à formação de treinadores, dirigentes ou arbitros, abordando também as necessidas e as estratégias para aumentar a quantidade e a qualidade dos praticantes de futebol e futsal, com as vertentes femininas a terem um destaque.

Mais perto do formato "definitivo" ficou também a próxima edição da Copa Gallaecia, que, como inicialmente previsto irá ser jogada em Braga, de forma a assinalar o centenário desta associação. Pelo mesmo motivo Viana do Castelo e Vila Real figuram como principais candidatas a receber as seguintes edições uma vez que completam também o seu centenário. A vertente feminina surge como a favorita a dar o pontapé de saída nesta reedição do troféu, com as Sub-14 femininas (futebol de 7) a serem chamadas à ação. Em equação, e sempre numa prespetiva de crescimento sustentado, ficou ainda um torneio de Sub-13 de futebol masculino (futebol de 11), bem como uma prova de futsal  de Sub-16 - temas para aclarar nos próximos encontros.

Um dia de trabalho "enriquecedor"

 

Foi já durante a parte da tarde que os três grupos de trabalho fizeram o rescaldo dos trabalhos no auditório da Associação de Futebol do Porto. Em jeito de conclusão, os líderes das seis entidades concordaram que este foi um dia importante no que respeita ao presente e ao futuro das relações entre as associações do norte de Portugal e a Federação Galega, que no seu conjunto representam uma população a rondar os 6 milhões de habitantes.

Para José Manuel Neves, presidente da AF Porto "esta troca de conhecimento é a base para a contrução de relações futuras, bem como o ponto de partida para a criação de laços mais fortes, que permitam resolver problemas comuns e criar novas oportunidades para todos". Uma opinião que foi partilhada por todos os presidentes presentes, que, um a um, concordaram que o entendimento e a partilha de informação é o caminho certo para este eixo atlântico de futebol e futsal. As associações de Futebol de Porto, Braga, Viana do Castelo, Bragança e Vila Real voltarão a encontrar-se em Abril, com a data ainda por definir, após convite endereçado pelo presidente da Real Federación Galega de Fútbol, Rafael Louzán.