O resumo do Dia 1 da Divisão de Elite


Os 40 clubes que compõem a edição de 2021/22 da Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto entraram em ação no passado fim de semana, dia em que foi dado o tiro de partida da maior prova distrital de futebol. Nos 20 jogos realizados foram marcados 42 golos (média de 2,1 por jogo), sendo que apenas três terminaram sem golos. Nesse capítulo, destaque para a Série 4, em que foram marcados 15 golos, face aos 9 nas restantes três séries.

Série 1

As grandes emoções da primeira jornada na Série 1 ficaram reservadas para o encontro entre o Pedras Rubras e o Padroense. Neste verdadeiro clássico do futebol distrital a formação de Matosinhos levou a melhor por 3-2, aproveitando uma entrada forte no jogo: aos 15 minutos já vencia por 2-0. No Dérbi de Gaia, o Grijó fez valer o fator casa para bater o Vila por 1-0, o mesmo resultado com o que o Avintes venceu o Pedrouços.

Num fim de semana muito positivo para as formações de Vila Nova de Gaia desta série, o Oliveira do Douro impôs-se em casa do Nogueirense (0-2), ficando apenas a faltar o triunfo do Canidelo, que no terreno do Maia Lidador empatou a zero – foi o único encontro do grupo sem golos.

 

Série 2

O equilíbrio foi a nota dominante da primeira jornada neste grupo. Dos cinco jogos, três terminaram empatados, dois deles a zero. Foi o caso do Perosinho-Infesta e do Rio Tinto-Foz. Também empatado, mas com quatro golos à mistura, ficaram Varzim B e Infesta, que protagonizaram o jogo mais animado da jornada.

A liderar o grupo estão por isso destacados o Gondomar B, campeão em título, e o Coimbrões, recém-regressado à Divisão de Elite. Os gaienses venceram os vizinhos de Pedroso, por 2-0, enquanto a formação de Gondomar segurou os 3 pontos no terreno do Folgosa da Maia, vencendo por 2-1.

 

Série 3

Na Série 3 acabou por ser o Alpendorada a confirmar o favoritismo caseiro e a conseguir o resultado mais avolumado, ao bater o Lixa por 3-1. Os pedreiros foram os únicos a marcar mais de um golo na estreia, pois nenhuma das nove restantes equipas foi capaz de acertar com as redes por mais de uma vez. Consequência disso, verificaram-se três vitórias por 1-0 (Ermesinde 1936 frente ao Gens, o Sobrado frente ao Alfenense e do Vilarinho diante do S. Pedro da Cova). Aliança de Gandra e Barrosas empataram a um golo.

 

Série 4

O destaque da abertura da Série 4 vai para o Sousense, que arrancou a todo o gás para fixar a primeira goleada da edição 2021/22 da Divisão de Elite. A formação de Gondomar, semifinalista da época anterior, venceu o Felgueiras B por 7-0. O Rebordosa foi a Marco de Canaveses vencer por 2-1, o Freamunde venceu no terreno do Águias de Eiriz (0-1) e o Aliados de Lordelo ganhou na casa do Vila Caiz (0-2), o que significa que em cinco jogos quatro terminaram com vitórias das equipas visitantes. A exceção foi o Lousada, que recebeu o Aparecida num jogo que terminou empatado a um golo.