Pedro Pauleta: “Trocava golos pela fase de subida da Elite”


Tem o nome igual ao do antigo internacional português, Pedro Pauleta, verdadeira “ave de rapina” das grandes áreas, ao longo de uma extensa carreira que o levou a marcar golos por essa Europa fora, mas, pelos vistos, o Pedro Pauleta do Canidelo não lhe fica atrás na arte de marcar golos.

Esta época são já 22 os golos marcados, a quatro jornadas do final da fase regular, o que lhe permite liderar a lista dos melhores goleadores da Divisão de Elite à frente de Diogo Pedras, avançado do Coimbrões, que soma 19 tentos.

“Estou a fazer uma época positiva, é verdade. Atualmente tenho mais golos do que jogos, nunca me tinha acontecido. Mas está a ser uma época diferente para mim, porque estamos a conseguir espremer ao máximo as qualidades que temos no plantel. A equipa é forte, coesa, segura, construída com jogadores de muita qualidade em todas as posições e temo-nos vindo a adaptar bem às situações que vão aparecendo, como lesões e castigos”, explicou, reconhecendo que vitória atrás de vitória a equipa também acaba por dar mais. “A motivação e a qualidade estão presentes e estamos a lutar”, acrescentou.

Nas últimas oito jornadas, Pedro Pauleta só não marcou no empate (0-0) em Oliveira do Douro, mas inscreveu 13 golos. “A equipa conhece bem os meus movimentos, só nos últimos três jogos fiz dois hat-tricks, mas há momentos em que parece que me basta estar dentro da área, que a bola bate em mim e entra, parece, como diz o outro, quando fala em ketchup. Em outros momentos, rematamos, a bola bate na trave, ou vai ao poste, ou o guarda-redes defende, enfim, é o momento mesmo, faz parte”, lembrou o avançado.

Pedro Pauleta começou a destacar-se nos Sub-19 do Rio Ave, ajudou a equipa a chegar ao sexto lugar na fase de apuramento de campeão, em 2016/17, subindo ao Rio Ave B na época seguinte. Mas aos 24 anos, o avançado ainda não perdeu a esperança de alcançar o futebol profissional. “Isso é algo em que nunca deixei de acreditar, porque nunca é tarde. Chegar lá é um objetivo e com a minha idade estou sempre a tempo. O futebol é o momento, tenho de aproveitar, porque em qualquer altura podemos dar o salto, é para isso que todos trabalham, no fundo”, reconheceu.

O objetivo do avançado passa por ganhar os quatro jogos que faltam e tentar segurar a liderança dos goleadores, “mas preferia jogar a fase de apuramento de campeão e subir, do que terminar como melhor marcador da equipa”, atirou.