Projeto do Walking Football continua a ganhar forma


A Associação de Futebol do Porto e a Federação Portuguesa de Futebol deram no passado sábado mais um passo importante rumo ao desenvolvimento piloto do projeto do Walking Football, tendo em vista a desenvolvimento da modalidade no distrito do Porto, o escolhido para iniciar os trabalhos e posteriormente analisados os resultados e os impactos desta nova modalidade juntos da população no que respeita à saúde e ao bem-estar. Outro dos objetivos, passa ainda por compreender os desafios que se colocam numa implementação em larga escala.

Õs trabalhos decorrerão entre os dias 2 de janeiro e 30 de janeiro.

São quatro os pilares que serão desenvolvidos neste projeto piloto desenvolvido no nosso distrito:

1- Promover a modalidade como uma nova oferta desportiva para pessoas que gostam de futebol e têm 50 ou mais anos;
2- Estar mais perto da comunidade possibilitando a criação de novas equipas;
3- Desafiar mais mulheres;
4- Melhorar a qualidade de vida dos praticantes no que se refere a saúde física e mental, a integração social e ao convívio.

No auditório da Associação de Futebol do Porto estiveram cinco municípios do nosso distrito que estarão incluídos na fase inicial deste projeto, a saber: Amarante, Marco de Canaveses, Gondomar, Porto e Vila Nova de Gaia. Cada terá equipas representadas por clube, Junta de Freguesia, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Misericórdias e Universidades Seniores.

As conclusões deste projeto piloto serão anunciadas em evento organizado no Porto, em maio de 2024.