Uma reta final de emoções fortes


As quatro últimas jornadas da segunda fase da Divisão de Elite Pro prometem emoções fortes até ao final, uma vez que os três primeiros desta fase de subida ainda vão defrontar-se. Com tudo por decidir, apesar da vantagem pontual que beneficia o FC Alpendorada – dois pontos para o segundo e cinco para o terceiro – as próximas jornadas deverão mobilizar os adeptos e para ajudar a perceber melhor os cenários fizemos as contas dos encontros que restam.

Conforto da liderança não descansa o Alpendorada

 

Os corações começam logo a ser postos à prova este domingo, no duelo que coloca frente a frente o FC Alpendorada e o SC Freamunde. Se a equipa de Renato Coimbra vencer, os “capões” ficam a nove pontos e praticamente afastados da luta pela subida a três jornadas do final, até porque em caso de igualdade pontual com o FC Alpendorada perdem no desempate. Se vencer, o SC Freamunde não só reduz para dois os pontos de diferença para o seu adversário direto, como se relança na luta pela subida. De qualquer forma, este será um jogo decisivo para os “capões”, que já não têm margem de manobra. O empate poderá pôr em causa da liderança e permitir ao Rebordosa AC passar para a frente e ficar com um ponto de vantagem.

A tendência favorece o FC Alpendorada, quando se constata que os números do SC Freamunde apontam para uma equipa menos efetiva fora de portas. Nesta segunda fase, os “capões” venceram apenas um e empataram quatro, somando sete pontos em 18 possíveis. Já no que diz respeito ao FC Alpendorada, a equipa de Renato Coimbra venceu os cinco jogos que teve em casa nesta fase, o que tem feito do Municipal de Alpendorada uma verdadeira fortaleza e dá uma ideia do desafio que o SC Freamunde terá pela frente.

Mas para o FC Alpendorada, as duas próximas jornadas podem mesmo ser decisivas, uma vez que a seguir ao SC Freamunde, a equipa desloca-se a Rebordosa para um duelo entre os atuais dois primeiros deste minicampeonato. Se vencer os dois próximos jogos (SC Freamunde e FC Rebordosa), o FC Alpendorada terá dado passos provavelmente decisivos ficando, no mínimo, com cinco pontos de vantagem sobre o segundo lugar, para gerir a duas jornadas do fim. O FC Maia Lidador será o adversário na penúltima ronda e aí um ponto poderá até bastar para festejar a subida.

Rebordosa sem margem de erro

 

Em relação ao Rebordosa AC, vencer, o Padroense FC este domingo, começa por ser a primeira condição para continuar a lutar pela liderança. Em cinco jornadas fora, a equipa de Arlindo Gomes somou duas vitórias e três derrotas, pelo que não terá margem de manobra para ceder mais pontos em Matosinhos, se quiser alimentar a esperança de subir.

A seguir ao Padroense FC, o Rebordosa AC recebe o líder FC Alpendorada, num jogo que promete entre os dois primeiros. Se vencerem, os homens de Arlindo Gomes poderão até recuperar a liderança que perderam à 9ª jornada com a derrota em Ramalde, contra o FC Foz (1-0). A seu favor, o Rebordosa AC tem tido o desempenho em casa, com um pleno de seis vitórias em outras tantas jornadas disputadas no Complexo Desportivo Monte de Azevido. Em caso de empate, o FC Alpendorada sairá favorecido desse jogo, mas os dois pontos que separam o Rebordosa AC do primeiro lugar não permitem mais passos em falso, até porque o teste da jornada seguinte (13ª) será com o SC Freamunde, fora de casa, contra um adversário que ainda não perdeu qualquer dos seis jogos desta fase disputados no seu estádio (4 vitórias e 2 empates).

Freamunde tem uma "montanha" para escalar

 

Das três equipas da frente, o SC Freamunde será talvez a que tem o pior cenário pela frente, ou pelo menos o mais difícil no papel, uma vez que se desloca a Alpendorada já este domingo, recebe o Gondomar SC B e volta a receber o Rebordosa. Ou seja, os “capões” têm os próximos dois jogos fora precisamente contra os dois primeiros, adversários que ainda não perderam em casa nesta fase e que estarão mais do que avisados para não ceder pontos na luta pela subida. A tarefa do SC Freamunde anuncia-se muito complicada, embora possível e o futebol já mostrou em mais do que uma ocasião que nada pode ser dado como adquirido. De qualquer forma, são seis os pontos que separam os “capões” do primeiro lugar, quando faltam disputar quatro jornadas desta segunda fase, pelo que a dimensão do desafio é considerável.

Na quarta posição, a 11 pontos da liderança, surge o FC Maia Lidador que precisa de vencer o próximo encontro em Vilarinho para continuar a manter em aberto a hipótese matemática de ainda poder lutar pelo primeiro lugar, ainda que esteja muito dependente de terceiros e da conjugação de diversos fatores para tal.