ABC da Bola juntou clubes de Lousada na escola


O oitavo dia da iniciativa ABC da Bola decorreu na tarde desta segunda-feira em Lousada, com a Escola Básica de Caíde de Rei a servir como base para a assinatura do protocolo entre a Associação de Futebol do Porto e o Agrupamento de Escolas de Lousada Este.

No ato simbólico da assinatura do protocolo estiveram, além dos responsáveis da Associação de Futebol do Porto, com o Presidente José Neves a liderar a comitiva, o diretor do Agrupamento de Escolas de Lousada Este, o Presidente da Câmara Municipal de Lousada, Pedro Machado, e também do Vereador do Desporto, António Augusto Silva.

Presentes estiveram também os representantes de clubes do concelho de Lousada, que fizeram questão de marcar presença deste dia sempre especial para os jovens alunos. A saber: Aparecida, Lousada, Macieira, Boim, Lodares, Aveleda, Lustosa, Caíde de Rei, Nevogilde, Ordem e Meinedo.

De lembrar que o projeto ABC da Bola tem como objetivo inserir o futebol no currículo escolar. É este o mote central desta iniciativa pioneira em Portugal, pois nenhuma das Federações ou Associações desportivas portuguesas tinha avançado diretamente com os agrupamentos de escolas a introdução das respetivas modalidades no plano curricular escolar.

 

José Neves, Presidente da Associação de Futebol do Porto
"Passamos ao papel o propósito da Associação de Futebol do Porto, que é trazer mais desporto às escolas. Atualmente o futebol e o futsal não tem implementado o futebol e futsal. Agradeço ao Municipio de Lousada a presença aqui hoje, porque só em conjunto poderemos avançar. É a primeira vez que vejo uma adesão maciça dos nossos filiados a este dia e isso também nos deixa muito felizes. A Associação não faz nada sem os clubes. Queremos que as crianças pratiquem mais desporto e que melhorem a sua qualidade de vida tendo o desporto como eixo central... e há crianças que não têm oportunidade de o fazer sem ser nas escolas. É nossa obrigação lutar contra as estatisticas que nos colocam na cauda da europa em termos de prática desportiva.

Pedro Machado, Presidente da Câmara Municipal de Lousada
"Desde o primeiro dia fiquei curioso com este protocolo que pensava eu que seria para promover o desporto rei junto das escolas - algo que não é necessáriamente urgente, uma vez que o número de praticantes de futebol e fusal tem vindo a aumentar. Mas depois percebi que este protocolo vai muito para além disso: tem como objetivo consciencializar-nos a todos para a importância de praticar desporto. Demonstra uma abertura da Associação à sociedade que até então desconhecia, pelo menos nesta configuração, mas é algo que também não me espanta conhecendo este presidente. É para que os nossos jovens e os nossos clubes tenham as melhores condições que todos trabalhamos. Não há desporto sem Associações Desportivas e nunca é  agradecer o contributo de todos os clubes que fazem tanto pelo desporto."

António Pereira, Diretor do Agrupamento de Escolas de Lousada Este
"Revejo-me nas palavras do Presidente José Neves. Temos que nos deixar apoiar, ora pela CM Lousada, ora pela Associação de Futebol do Porto. Temos que usar o desporto como forma de enriquecimento curricular, de cultura e de educação. Cada vez mais os nossos jovens sofrem dos males dos tempos modernos. O sedentarismo e a excessiva dependência dos dispositivos eletrónicos.