“Enalteço o esforço dos clubes para obterem a certificação”


A Associação de Futebol do Porto entregou, este sábado, os diplomas e placas de certificação a 154 clubes, no teatro municipal do Rivoli, no Porto. A cerimónia contou com a presença de João Paulo Correia, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Catarina Araújo, vereadora da Câmara Municipal do Porto, e do anfitrião, o presidente da Associação de Futebol do Porto (AFP), José Manuel Neves, entre outras personalidades.

Perante uma sala repleta de dirigentes e representantes dos clubes da AFP, José Manuel Neves saudou o esforço de todos os seus filiados, no sentido de se cumprirem os requisitos para certificarem os respetivos emblemas. “Quero aqui destacar o esforço dos clubes para obterem a certificação, com recursos humanos amadores e limitados”, lembrou.

No mesmo sentido, o presidente falou de um processo burocrático para simplificar o futuro, “para o qual a Federação Portuguesa de Futebol e a Associação de Futebol do Porto estão a desenvolver esforços para se alocarem recursos”, de modo que a certificação esteja ao alcance de todos os clubes e os ajude a melhorar em termos de qualidade e organização.

Numa plateia que contou ainda com diversas personalidades convidadas, como Helena Pires, diretora executiva da Liga Portugal, Vítor Dias, diretor regional do Instituto Português do Desporto e da Juventude, e com autarcas representantes dos 18 concelhos do distrito do Porto, José Manuel Neves revelou ainda ter estabelecido, recentemente, uma parceria com a liga dos albergues do Porto, no sentido de contribuir para a organização de um campeonato.