O ano de 2023 está praticamente fechado para balanço, mas para as 64 equipas que ainda lutam na Taça AF Porto de futebol a mudança do ano está ainda à distância de um importante passo. Afinal, os últimos dias dE 2023 têm reservadas as emoções da prova rainha do futebol distrital, que na sua III eliminatória conta já com as formações da Divisão de Elite em campo, completando assim o processo gradual de inclusão na prova das formações dos diferentes escalões.
A eliminatória começa já na noite de quinta-feira, com um jogo antecipado e logo dos que promete: o Estrelas FC Fânzeres recebe no seu reduto o FC Castêlo da Maia – duas formações da Divisão de Honra que vão querer certamente um passaporte para a fase seguinte.
De destacar ainda os detentores do troféu, o FC Foz, que inicia a defesa da Taça, conquistada em Paredes, em casa do São Félix da Marinha.
O Leça FC, líder da Série 1 da Divisão de Elite, tem uma curta deslocação até ao concelho da Maia, para jogar em casa do AC Milheirós, que milita atualmente na Divisão de Honra. Já o Aliança de Gandra, que segue imparável na Série 2, recebe em casa o Alfenense, também da Divisão de Honra.
No que a dérbis concelhios diz respeito, há clássicos para ver em Paços de Ferreira e na Maia. No concelho maiato o FC Maia Lidador recebe os vizinhos do Nogueirense, e em Paços de Ferreira o Citânia de Sanfins vai medir forças com Águias de Eiriz.