Líderes tropeçam nas duas séries


O SC Coimbrões aproveitou o empate do Oliveira do Douro no Padroense (0-0) para reduzir para dois os pontos que os separam do líder da Série 1. Aliás, num jogo emotivo, o SC Coimbrões derrotou o FC Maia Lidador (2-1), com o qual dividia os pontos à partida para esta jornada, e isolou-se no segundo lugar, agora com três pontos de vantagem sobre os maiatos. Quando ao Padroense, quatro classificado, ficou agora mais perto da terceira posição, com o empate conquistado frente ao líder, reduzindo para um ponto a diferença que os separa do FC Maia Lidador.

Em grande nesta Série 1 continua o Canidelo, que obteve a quinta vitória consecutiva em outras tantas jornadas e continua a subir na classificação. Nesta ronda, destaque ainda para o FC Foz, que regressou às vitórias (1-0), num jogo difícil no Candal, mas que permitiu à equipa de Pedro Fonseca pôr fim a uma série de três derrotas.

O FC Avintes é outra equipa em franca recuperação, tendo alcançado mais uma vitória (2-0) desta vez contra o SC Rio Tinto. Sublinhe-se que nas últimas sete jornadas a equipa de Vila Nova de Gaia somou cinco vitórias, um empate e uma derrota, ou seja, 16 pontos em 21 possíveis.

No fundo da tabela, o Varzim SC B venceu o FC Infesta (2-0) e chegou aos 13 pontos. Os dois últimos, FC Infesta e Pedrouços perderam e viram aumentar as respetivas diferenças pontuais para os lugares acima da linha de água.

Na próxima ronda, o FC Foz recebe o SC Coimbrões, num jogo que será mais um teste para os dois emblemas, por razões diferentes, enquanto os líderes têm um teste dificicil dentro de portas, frente ao Candal.

Na Série 2, o GCD Vila Caiz é o grande destaque desta 13ª jornada ao infligir a primeira derrota do campeonato ao vizinho e líder Marco 09 (2-0). Ao vencer, o GCD Vila Caiz reduziu ainda a diferença para três pontos em relação ao terceiro lugar, onde está o Gondomar SC B, que foi empatar a um golo a Ermesinde. Quem também tirou partido desta derrota dos marcoenses foi o Aliados de Lordelo, que goleou o Barrosas por 5-1. Com esta vitória, o Marco 09 e a liderança ficaram apenas a um ponto de distância.

Apontado como um dos favoritos à subida, o SC Freamunde foi perder ao terreno do FC Vilarinho (2-0). Os capões não cediam os três pontos há cinco jornadas e foram igualados no quatro lugar pelo GCD Vila Caiz.

Mergulhado numa crise surge o CD Sobrado, que sofreu a quarta derrota consecutiva, agora na receção ao Roriz (2-1). A luta promete ser dura para não cair mais, até porque à 13ª Jornada o emblema do concelho de Valongo foi apanhado no 12ª lugar pelo Ermesinde e somam ambos 12 pontos.

No fundo da tabela, o Valonguense foi a São Lourenço do Douro vencer por 2-1 e entregou a lanterna vermelha ao Aparecida, que perdeu em casa com o Sousense (0-3). Esta foi apenas a segunda vitória do Valonguense no campeonato, mas a equipa dá sinais de querer recuperar, depois do empate somado na ronda anterior com o Aparecida (1-1).

Na próxima jornada, destaque para a deslocação do Aliados de Lordelo a SC Freamunde para um duelo entre duas equipas que prometem mais um grande espetáculo.