Oliveira do Douro apanha Coimbrões. Aliados e Marco dilatam vantagem


O SC Coimbrões sofreu a primeira derrota na Série 1 da Divisão de Elite à 10ª jornada do campeonato no dérbi de Vila Nova de Gaia, contra o SC Canidelo (3-2) e permitiu que o Oliveira do Douro igualasse os 23 pontos do líder, no topo da tabela, ao derrotar o SC Rio Tinto (1-3). Recorde-se que na luta pela liderança desta série, o Oliveira do Douro ainda tem a 4ª jornada para acertar calendário com o Arcozelo, jogo que ficou adiado para dezembro, num campeonato em que, sublinhe-se, passou a ser a única equipa que ainda não provou o sabor amargo da derrota.

Nesta ronda, destaque ainda para o Padroense, agora quinto, que venceu o precisamente o Arcozelo (1-3) e ultrapassou o FC Foz na tabela, na sequência da derrota dos “fozeiros” contra o Maia Lidador (1-0). No fundo da tabela, o FC Infesta somou a segunda vitória no campeonato, ao derrotar o Pedrouços por 1-0 e deixou a lanterna vermelha ao seu adversário. Com esta vitória, o FC Infesta saiu também dos lugares de despromoção.

Nesta Série 1, a próxima jornada promete emoções fortes, porque vai colocar frente a frente as quatro primeiras equipas da tabela classificativa. O SC Coimbrões recebe o FC Pedras Rubras e o Oliveira do Douro o Maia Lidador.

A 10ª jornada da Série 2 serviu para Aliados de Lordelo e Marco 09 consolidarem os dois primeiros lugares do campeonato. Ambos venceram – o Marco 09 derrotou o Lousada 1-0 e o Aliados foi a Valongo ganhar por 2-1 – e aproveitaram o empate do Gondomar SC B, terceiro classificado, em Freamunde (0-0), para cavar o fosso para cinco pontos na luta pelos lugares de apuramento de campeões.

Para o Marco 09 esta jornada significou também um regresso às vitórias, depois de dois empates consecutivos nas duas rondas anteriores, mantendo, contudo, o estatuto de única equipa sem derrotas na série. Quanto ao Aliados de Lordelo, esta foi a sétima jornada consecutiva sempre a vencer. A última e única derrota do emblema de Paredes remonta a setembro e à 4ª jornada do campeonato, contra o Lousada (2-3).

No meio da tabela, as vitórias do Sousense e do Aliança de Gandra permitiram-lhes ganhar vantagem sobre Lousada e CD Sobrado, que caíram na tabela.

No fundo da tabela, o empate entre Aparecida e Ermesinde (1-1) serviu para que ambas as equipas descolassem ligeiramente dos dois lugares de despromoção, tirando proveito das derrotas do Valonguense e do Roriz. Aliás, este empate pode ser capitalizado pelo Ermesinde, na próxima jornada, quando receber o Roriz, adversário direto na luta pela manutenção. O emblema do concelho de Valongo pode aproveitar para se afastar ainda mais dos lugares de despromoção, em caso de vitória.