Tarde de festa no complexo habitacional de Ringe


Para os jovens atletas que fazem parte da Associação de Moradores Complexo Habitacional de Ringe, bem como o respetivo staff e Direção, a tarde desta sábado foi um dia especial. Não só porque o clube festejou o S. Martinho com uma habitual comunhão entre dirigentes, jogadores, treinadores, familiares e moradores do bairro que literalmente circunda o campo de futebol, mas também porque a Associação de Futebol do Porto se juntou à festa, e redobrou a alegria de todos aqueles que diariamente fazem desta uma família muito especial.

Numa "comitiva" liderada pelo Presidente José Manuel Neves, que distribuiu bolas de futebol e algum material alusivo à Associação, a visita foi parte de uma tradicional comunhão com hora marcada e local marcado. Com o São Martinho como pretexto, e com o tradicional verão como companhia, a esta festa não faltou também a autarquia de Santo Tirso, representada pelo vereador Tiago Araújo, bem a Junta de Freguesia da Vila das Aves, ambos parceiros do dia a dia do clube.

A visita da Associação de Futebol do Porto à casa deste filiado teve como principal objetivo realçar e reconhecer o trabalho social desenvolvido pelo clube no seio da sua comunidade, em que se assume como um verdadeiro elo de integração, educação e inclusão para jovens e adultos.

Usar o futebol e os valores do desporto como base de desenvolvimento humano é o um dos grandes desígnios da Associação, que por isso não poderia deixar de reconhecer os bons exemplos de um trabalho notável desenvolvido por um conjunto de pessoas em prol desta comunidade.

Para José Manuel Neves, este foi um "dia importante", pois "uma coisa é saber que estes bons exemplos existem, e felizmente temos mais, outra bem diferente é vermos com os nossos olhos e estarmos junto das pessoas que com a dua dedicação, com o seu amor e com o seu sacrifício pessoal fazem tudo isto acontecer. É gratificante e ao mesmo tempo inspirador", disse o líder da AF Porto.

De lembrar que o Complexo Habitacional de Ringe é um bairro na Freguesia de Vila das Aves em que o futebol passou a ter um papel decisivo na reabilitação e transformação das famílias, onde o futebol é gratuito para todos, e, como tal, está acessível aos que também procurem nele um refúgio à difícil realidade do dia a dia. É, pois, na família do Ringe que muitos jovens cumprem ainda hoje o lema do clube, que antes de formar jogadores quer formar e formar Homens.

Se de jogadores, os internacionais Diogo Costa (FC Porto) e Vitinha (Paris Saint-Germain), recentemente convocados para o Mundial de 2022, são as duas grandes referências que passaram pelo clube, o número de Homens a que o Ringe mudou a vida já é uma conta mais difícil de fazer.