Primeiro protocolo “ABC da bola” já está assinado


Depois de um ensaio piloto no Dia Mundial da Criança, em Vila do Conde, foi assinado na tarde desta quarta-feira o primeiro protocolo relativo ao Programa ABC da Bola – um programa pioneiro em Portugal, que pretende levar a Associação de Futebol do Porto às escolas e assim fazer chegar as modalidades de futebol e futsal aos mais novos – em especial aos alunos entre os 6 e os 10 anos.

Inserir o futebol no currículo escolar. É este o mote central desta iniciativa pioneira em Portugal, pois nenhuma das Federações ou Associações desportivas portuguesas se tinha chegado à frente e articulado diretamente com os agrupamentos de escolas a introdução das respetivas modalidades no plano curricular escolar. No distrito do Porto, mais precisamente em Vila Nova de Gaia, o plano já está em andamento e esta iniciativa vai estender-se aos restantes concelhos no futuro, garantindo que numa primeira fase existem pelo menos um agrupamento escolar por concelho a integrar este programa.

Nesta tarde, na Escola Básica da Bandeira (do agrupamento de escolas Dr. Costa Matos), em Vila Nova de Gaia estiveram presentes o Presidente da Associação de Futebol do Porto, José Neves, o diretor do Agrupamento, Filinto Lima, Mário Duarte, Diretor Municipal da Cidadania, em representação da autarquia, bem como diretores e responsáveis da Associação de Pais da escola.

Para José Neves este foi um dia carregado de simbolismo e um ponto de partida para a desejada expansão do projeto: “Este programa permite-nos estar mais próximos das crianças e mostrar que a prática desportiva, em específico do futebol e do futsal, podem ser incluídas na formação e educação dos alunos. Infelizmente os números da prática desportiva em Portugal não são animadores comparados com outros países e esta é uma lacuna que queremos que comece a ser colmatada desde cedo, na escola, e também por isso estamos aqui hoje. Por fim, sabemos também que nem todos os alunos têm possibilidades de ingressar num clube, de pagar uma mensalidade, e desta forma ninguém ficará privado de ter contacto com estas modalidades. Elas estarão na escola, e todos, sejam meninos ou meninas, poderão divertir-se a jogar”, disse.

Na mesma linha, Filinto Lima, Diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Costa Matos, mostrou-se muito satisfeito pela assinatura do protocolo, admitindo que esta iniciativa pioneira é uma motivação extra para alunos e professores e que a mesma iniciativa deveria ser seguida por outras instituições e federações de diferentes modalidades.

“Temos de estar felizes por termos sido contemplados com a possibilidade de fazer parte deste projeto. Nunca uma Associação ou Federação manifestou esta vontade de estar tão próximo e de ajudar diretamente as escolas na dinamização da prática desportiva. A Associação de Futebol do Porto, de forma brilhante, fê-lo com o futebol e futsal, e não tenho dúvidas que este será um projeto vencedor. Por uma primeira abordagem que fiz junto da Associação de Pais e dos próprios alunos, não há nenhum que queira ficar de fora. Para nós é juntar o melhor de dois mundos, pois além do apoio da Associação de Futebol do Porto, temos um grande fator de motivação para alunos e professores que terão duas novas modalidades incluídas no plano curricular da expressão. Repito, este deve ser um exemplo a seguir”.

Da parte do município, parceiro fundamental da Associação de Futebol do Porto na dinamização do futebol e do futsal em todas as suas vertentes, Mário Duarte lembrou que são cerca de 5000 os atletas de formação do concelho e que iniciativas como esta são uma verdadeira mais valia, não só para as escolas, mas para alunos e pais.