“Vejo sete ou oito equipas candidatas na Divisão de Elite”


O Campeonato Distrital da Divisão de Elite Pro-nacional arranca este fim-de-semana e promete voltar a criar emoções fortes nos adeptos que seguem o principal campeonato de futebol do Distrito do Porto. Para nos ajudar a descodificar os principais protagonistas, ou pelo menos, apontar aos emblemas que se esperam ver nas fases decisivas, nada melhor do que falar com quem está bem identificado com esta competição.

Pedro Machado, treinador do Vila Meã, e ex-treinador do Freamunde, clube que ajudou a conduzir às portas da subida, na última edição, terminando em terceiro lugar na fase de apuramento de campeão, apontou-nos alguns protagonistas.

“Vejo sete ou oito equipas candidatas na Divisão de Elite”, começou por dizer, antes de passar a apontar a primeira: “O Marco 09 será uma delas e é de conhecimento público ter como objetivo a subida. Foram buscar jogadores de qualidade e um treinador, o Bock, que habituou a ter sucesso nos clubes por onde passou e a mostrar equipas com qualidade de jogo”.

Pedro Machado destacou ainda o Aliados de Lordelo. “Contam com o mister Calica, que já subiu algumas equipas e que tem um conhecimento muito grande desta divisão. Têm uma equipa com bons jogadores. Acrescentava ainda o Maia Lidador, porque manteve jogadores com imensa qualidade e foi buscar o Jorge Regadas, que é um treinador muito experiente e que conhece muito bem o jogo”, argumentou. “O Freamunde também foi buscar um treinador, o Tonanha, que aprecio muito, jogadores importantes, e ainda um 12º jogador que empurra a equipa. Se conseguirem chegar à fase decisiva, o público vai certamente ajudar a voltar a fazer a diferença. Senti muito isso na época passada, nos jogos mais complicados”, garantiu.

Entre as equipas onde espera ver protagonismo, Pedro Machado apontou ainda o Aparecida. “Acredito que será uma agradável surpresa, porque se reforçou com excelentes jogadores. Basta dizer que o núcleo duro do Freamunde, da época passada, foi para lá”, fez notar. “O Aliança de Gandra também construiu um excelente plantel e será preciso contar com eles”, lembrou ainda.

Por fim, o treinador apontou a algumas equipas que têm vindo a desenvolver um trabalho sustentado e que esta época deram continuidade ao que de bom têm feito. “Quanto a mim temos dois casos mais flagrantes que são o do FC Vilarinho e do Lousada.  O FC Vilarinho foi uma surpresa na época passada e vai permitir ao mister Daniel dar continuidade ao bom trabalho que fez. Desta vez já não vão ser uma equipa surpresa, porque na minha opinião serão uma certeza nesta competição. O Lousada também deu um voto de confiança ao mister Marcos Nunes, fizeram retorques no plantel muito interessantes e gostei muito de os defrontar num jogo-treino que fizemos contra eles na pré-temporada”, destacou ainda.

Ao nível individual, Pedro Machado também destacou os jogadores que, na sua opinião, poderão ajudar as respetivas equipas a superar-se. “Apontava três do Freamunde que conheço bem: Gusman, Migas e Xandão, este último de outros patamares, quanto a mim. Também aprecio bastante o Maranhão, do Maia Lidador, para mim foi um dos que esteve no top três dos melhores jogadores da Elite, na época passada. João Rafael, do Marco 09, também me parece um jogador a seguir com atenção. No Aparecida apontava ainda o Pedro Alves e o Migas e terminava com um punhado de miúdos do Gondomar SC B – que não vou citar para não correr o risco de me esquecer de algum –, mas que são todos de grande qualidade, muito bem orientados e com um processo de jogo muito bem definido”, explicou.

Numa competição em que as séries se apresentam muito concorridas, com diversas equipas com argumentos para disputar os lugares cimeiros, Pedro Machado lembrou ainda aquilo que pode fazer a diferença, sobretudo nas fases decisivas, apontando a algumas particularidades da Divisão de Elite: “Continuo a pensar que o equilíbrio emocional dos jogadores poderá fazer muita diferença. Além disso, temos alguns planteis de qualidade, mas que me parecem curtos, porque estamos a falar de jogadores que não são profissionais, que trabalham, e isso pode pesar em alguns momentos. Depois, há as lesões que também podem pesar nas fases decisivas, pelo que quem for capaz de chegar às fases importantes com o plantel mais composto, poderá ter alguma vantagem, ou pelo menos, melhores condições de poder chegar ao sucesso”.

Por último, Pedro Machado destacou o jogo da jornada inaugural que promete concentrar já muitas atenções. “Nesta jornada de abertura da Elite, o Freamunde-Aparecida parece-me um jogo muito interessante, porque vai pôr frente a frente duas equipas que vão certamente lutar por lugares cimeiros esta época”.